quinta-feira, 30 de abril de 2020

Os Microrganismos (de novo)

Voltamos a falar hoje de microrganismos! Mais propriamente de um grupo de microrganismos  - os Lactobacillus. É um género de bactérias em forma de bastão (como uma salsicha supermicroscópica) e que existe nos laticínios. Os Lactobacillus casei, Lactobacillus acidophilus, lactobacillus bulgaricus, por exemplo,  estão presentes no leite e, em quantidades adequadas, ajudam a produzir o iogurte. São micróbios bons, ou, como dizemos em Ciências, benéficos. Algumas pessoas pensam - "Que horror! Estou a comer micróbios?!" - mas só pensam isso, porque desconhecem a importância destes "bichinhos" no nosso organismo. 
Estas bactérias conseguem chegar vivas ao nosso intestino. E olhem que isso é obra! Têm de atravessar o estômago, que tem um ambiente tremendamente ácido. Mas elas têm mecanismos de resistência ao suco gástrico e chegam vivas aos intestinos delgado e grosso e multiplicam-se, ajudando o nosso organismo a combater os micróbios maus (numa competição entre espécies) e ajudando também a produzir vitaminas que melhoram a nossa resistência às doenças. Melhoram a nossa imunidade natural. É ou não é, uma boa ação?
Os Lactobacillus utilizam a lactose que há no leite e transformam-na em ácido lático. Por isso é que o iogurte tem um sabor azedo. O iogurte natural, é claro. Se tiver adoçantes, aromatizantes e outros aditivos, não se nota esta característica do iogurte. Mas para a nossa saúde, optem pelo natural, que é melhor. Leiam os rótulos e, se quiserem produzir iogurte caseiro, aqui vai uma receitinha muito simples:

Ingredientes

1 litro de leite gordo UHT (ultra pasteurizado)
1 copo de iogurte natural sem açúcar

Modo de preparação


  • Aquecer o leite (a temperatura ideal é aquela em que conseguimos colocar um dedo no leite e aguentamos lá estar por uns segundos);
  • Mexer o iogurte e adicioná-lo ao leite morno;
  • Colocar num recipiente (ou em vários copos); 
  • Colocar os recipientes numa caixa que mantenha a temperatura amena (pode ser uma mala ou saco térmico, uma caixa envolta num cobertor ou pano grosso, uma panela de pressão fechada, etc);
  • Deixar num local ameno por 12 horas.
E aí está o vosso iogurte. Bom apetite!!! E até à próxima!