domingo, 24 de maio de 2020

Bicho-pau, Um Mestre da Camuflagem


Bicho-pau-fotografado por Conceição Santos na Granja

Já ouviram falar do bicho-pau? É isso mesmo, um bicho que parece um pau. E é um mestre da camuflagem!
É um inseto com o corpo dividido em segmentos e com 3 pares de patas. O macho é diferente da fêmea, pelo que apresentam dimorfismo sexual - a fêmea é maior e tem antenas mais longas. Há quase 3 000 espécies espalhadas pelo mundo, incluindo Portugal. Aliás, a primeira vez que vi um destes bichos foi em casa dos meus pais, no centro do país. A segunda foi no jardim zoológico da Maia e a terceira foi na varanda da minha casa, no norte de Portugal!!! Não é um animal que se aviste facilmente. É muito provável que já tenham estado muito perto deles e nem deram por isso! Ficam parados, muito quietos e esticados (antena e patas junto ao corpo), fixos a um qualquer ramo, raminho, tronco, galho... da cor do mesmo, imperceptíveis. 
Não sei com é que o bicho-pau foi ter à minha varanda (morava num prédio, no 3º andar), mas ele lá estava. E lá permaneceu todo o verão e início do outono. Era um desafio, todos os dias, ir à procura dele. Aonde se teria escondido? Nos ramos do bambu? Nos ramos da erva-doce? Nos galhos do abacateiro? Nos raminhos do tomilho?... Aonde está?!!!Às vezes, demorava mesmo muito tempo a descobri-lo. Mas era uma alegria quando finalmente o via, colado e esticado, da cor da planta que tinha escolhido nesse dia para estar.
São herbívoros e noturnos. Quando o via melhor era à noite, com uma lanterna dirigida às plantas, escrutinando, a ver qual das plantas tinha escolhido para jantar. Então, via-se bem! As patas longas, a cauda e as antenas, os olhos... Assim que percebia que tinha sido descoberto, começava a balouçar-se, imitando o balouçar dos ramos ao vento. Um mestre da camuflagem!!!! Ainda tive a alegria de seguir a sua descendência nos 3 anos seguintes, depois, deixei de ver bichos-pau. O meu mundo ficou mais pobre. Mas eles andam aí. Algures. É só procurar... com olhos de ver. Consegue vê-lo?... Vá buscar uma lupa e procure nas fotos abaixo...


Bicho-pau nos ramos do Bambu fotografia de Conceição Santos
Bicho-pau a fazer ponte entre ramos de erva-doce fotografia de Conceição Santos