No combate ao vírus Sars-cov-2, causador da doença Covid-19, foram introduzidas em massa, as máscaras descartáveis.
Estes novos objetos de uso diário protegem a população da disseminação do vírus, porque filtram as partículas que são expelidas pela nossa respiração, evitando contagiar os outros ou espalhar o vírus nas superfícies e no ar.
São benéficas nesse aspeto. No entanto, dado o elevado número de máscaras em circulação e a inerente produção de lixo, torna-as um fator de poluição. Esta poluição é agravada pelo tipo de material de que as máscaras são feitas - poliéster, polipropileno, poliestireno... - materiais não biodegradáveis. A forma descuidada como as máscaras são descartadas agrava a poluição. Atiram-se, após a utilização, para um depósito de lixo ou pior, para o chão. Não se retiram os elásticos que podem causar graves danos em alguns animais terrestres e aquáticos. Voam arrastadas pelo vento e espalham os microrganismos por onde passam e pousam.
Protegermo-nos do vírus é importante. Mas devemos proteger também o meio ambiente.
Regras de utilização e descarte de máscara facial:
Preferencialmente, utilizar máscaras reutilizáveis de tecido;
No caso de serem descartáveis, retirar a máscara do rosto com cuidado e cortar os elásticos;
Colocar a máscara num recipiente fechado - reservatório de máscaras;
Depositar as máscaras em contentores próprios para o efeito... Ups!!!! Ainda não há contentores próprios para o efeito?!!!!! Um ano e meio depois?!!
Vamos todos cuidar da nossa saúde e do ambiente.